fbpx

O que é ERP e quais são seus benefícios?

O que é ERP? Redução de custos, otimização de produtividade e redução de prazos são alguns dos benefícios de ter esse sistema na sua empresa. Saiba mais aqui! 

Algumas pessoas perguntam o que é Enterprise Resource Planning (ERP) e quais são as vantagens de ter esse sistema dentro da empresa. Será que vale a pena o investimento? Quais os benefícios reais para toda a operação? 

Nós compreendemos que esses questionamentos devem ser recorrentes dentro de uma organização. E por isso, resolvemos mostrar aqui como o ERP pode ajudar na otimização e automação dos processos. 

Além disso, vamos compartilhar a nossa experiência com sistemas administrativos e quais são as vantagens reais de apostar nessa solução. Seja para realizar diagnósticos aprofundados, tomar decisões assertivas, reduzir os  custos ou aumentar da produtividade, o ERP traz ganhos visíveis. 

Vamos lá? 

O que é ERP? 

Enterprise Resource Planning é o nome inteiro do ERP e consiste em um sistema de gestão que facilita o acesso aos dados de uma empresa de maneira confiável e integrada. 

Em outras palavras, o software integra informações importantes para serem utilizadas em diagnósticos precisos, visando aumento da produtividade,  eficiência nos processo, redução de custos, etc. 

Com isso em mãos, os gestores conseguem agilizar a tomada de decisão e potencializar o crescimento –  trazendo rentabilidade para a empresa. 

O sistema ERP é uma solução que está evoluindo de acordo com o tempo (seu desenvolvimento começou em, pasmem, há mais de 100 anos) e o processo está longe de ter um fim. 

Tratando-se de tecnologias, é sempre importante ressaltar que as soluções estão em constante aprimoramento, com o objetivo claro de oferecer cada vez mais funcionalidades e agregando valor às empresas. E esse é exatamente o tema do nosso próximo tópico!

Quais os benefícios do ERP para a empresa? 

O sistema de gestão ERP abrange diversas áreas dentro da corporação, como: 

  •  vendas; 
  •  operacional; 
  •  recursos humanos; 
  •  planejamento; 
  •  marketing; 
  •  contabilidade; 
  •  atendimento ao cliente;  

Essa é a principal vantagem: essa visão sistêmica torna possível controlar processos, analisar metas e o desempenho de diversos setores. Além disso, destacamos abaixo outros benefícios devem ser levados em consideração. 

Quais os principais benefícios de um sistema de gestão ERP?

  • Padronização dos  processos

Uma das principais vantagens de usar um único sistema integrado é padronizar os processos dentro da empresa. Isso resulta em economia de tempo, aumento da produtividade, eliminação dos controles manuais e ineficazes. 

  • Integração dos Departamentos 

Outro benefício de possuir um ERP é automatizar, padronizar e integrar os processos existentes em diferentes departamentos. Em alguns casos, até mesmo àqueles conduzidos nas filiais em outras partes. Dessa forma, o gestor consegue visualizar desempenho geral da empresa em todos setores. 

  • Redução de erros e retrabalhos

Com a visibilidade do workflow e o histórico de todas as atividades registradas, os erros diminuem consideravelmente. Isso porque as informações coletadas pelo sistema orienta sobre quais as ações precisam ser tomadas e quais os recursos serão necessários para cumpri-las. Assim, minimiza-se os prejuízos. 

  • Controle das operações financeiras 

Utilizar um sistema ERP significa controlar todas as operações de diferentes departamentos, inclusive, o financeiro. O gestor visualiza todas as movimentações do negócio, como as receitas e quais são os recursos da empresa por tipo de conta. Assim, é possível acompanhar o desempenho geral de todas as operações. 

  • Monitoramento dos indicadores de performance 

Uma boa gestão engloba monitoramento de indicadores de performance e a implantação de um sistema de ERP eleva essa parte do processo a outro nível. Por ser uma ferramenta atuante tanto na coleta quanto na análise de dados, o sistema consegue cruzar os dados com mais complexidade e encontrar respostas fora da caixa. 

Ou seja, o sistema oferece respostas novas para todas as perguntas sobre o negócio assim como sobre o ambiente em que está inserido.

Em linhas gerais, o sistema ERP aumenta o tempo de resposta, organiza a rotina, ajuda na tomada de decisão, diminui a insatisfação dos clientes, agiliza e unifica os processos e, consequentemente, a perda de recursos. 

Em suma, é uma ferramenta inteligente para qualquer gestor que queira levar seu negócio a outro patamar de atuação. 

E para finalizar, engana-se quem acha que o ERP é de uso exclusivo de grandes corporações. Esse sistema é fundamental para empresas de todos os portes, inclusive, aquelas consideradas nascentes. 

Independentemente do tamanho do negócio, o segredo é encontrar a ferramenta com melhor custo-benefício e que ofereça processos consolidados que agreguem valor à empresa. 

Outro ponto importante para o sucesso é contar com ajuda especializada, principalmente, na hora de customizar e implantar o processo levando em consideração a complexidade do negócio. 

Esperamos que tenhamos ajudado e solucionado algumas dúvidas nesse conteúdo. Caso precise de mais informações, não hesite em nos procurar. 

Rolar para cima